A população brasileira está em constante evolução, a cada dia cresce o número de consumidores que compram pela internet , e tudo o que esperam são produtos de qualidade,e também querem a troca do produto caso não sirva ou não seja a cor que o agradou. Logo o valor de devolução aumenta para o varejista, e isso pode ser um grande problema nesse meio.
Porém tem uma forma do varejista ganhar força nos setores em que atua, estipulando regras no processo de devolução, assim o consumidor fica informado na hora da compra, e caso necessário será feito o processo de devolução justa.
Aqui vão 7 dicas para o método de devolução eficaz.

Descomplique: as pessoas buscam por lojas em que a política de privacidade é clara e transparente, então mantenha sempre sua política atualizada e ao alcance do público.

Prazos na medida certa: o prazo de entrega da devolução é um dos principais fatores, então tenha um prazo determinado e cumpra com ele, assim o cliente fica satisfeito e fará boas recomendações dos seus produtos.

Aproveite as Mídias Sociais: o consumidor vai buscar saber sobre o produto, olhando comentários de outros consumidores e suas experiências anteriores, fotos, então busque ser fiel as imagens selecionadas, assim quando o consumidor tiver com o produto em mãos não seja uma experiência ruim com sua empresa. Isso evita o caso de devolução.

Devoluções podem criar oportunidades: nem todas as devoluções devem ser encaradas como algo negativo, quando ocorrer esse processo de forma legal, é uma experiência agradável, pois o cliente vai ver que a empresa atendeu às suas expectativas o que ocasiona futuras compras e recomendações positivas.

Aposte na simplicidade: O importante é facilitar todo o processo para o consumidor, desde a compra até no processo de devolução (caso seja necessário), assim você ganha a confiança do cliente e sua fidelidade.

Variedade no Pagamento: certifique-se que tem formas variadas de pagamento como cartão de crédito, débito, boletos, transferências, etc, assim o cliente tem mais possibilidades para adquirir seus produtos e a maior eficiência no processo de devolução.

Segurança é primordial: De acordo com o estudo Mobile Payment Journey2, 76% dos brasileiros afirmam que só baixam aplicativos de marcas que realmente confiam. Com o comerciante passando a segurança total na hora da compra dos seus produtos o consumidor se sente à vontade para se tornar fiel a empresa.

São apenas 7 dicas que podem ajudar sua empresa no processo de devolução, o setor deve estar preparado para atender adequadamente seus clientes com agilidade, segurança, e comprometimento.